Poupatempo Empresarial foi tema em reunião na Câmara Municipal

Modernização e desburocratização atrairá novos empresários para a cidade
Poupatempo Empresarial foi tema em reunião na Câmara Municipal

Fotos: Allan S. Ribeiro

A Comissão Permanente do Desenvolvimento Econômico da Câmara se reuniu na tarde desta sexta-feira (15). Participaram os vereadores André Trindade (DEM), Fabiano Guimarães (DEM) e Luciano Mega (PDT), além de Edsom Ortega, secretário Municipal de Planejamento e Edmilson Domingues, secretário de Turismo.

O encontro teve por objetivo tratar do "Poupatempo Empresarial", que visa facilitar a expedição de certidões e documentos, bem como o recolhimento de tributos e taxas, além de outras operações de interesse das empresas que envolvam órgãos públicos. "O empresário muitas vezes deixa de vir para Ribeirão Preto porque encontra obstáculos burocráticos. É preciso que haja um portal e todas as documentações e licenças estejam disponíveis online, com prazos de deferimento", afirmou Fabiano Guimarães.

Ortega assumiu a necessidade de modernização no governo, citou a Secretaria da Fazenda como destaque e a pasta do Meio Ambiente que está se empenhando para acelerar as etapas de licenciamento ambiental. Sobre o Poupatempo Empresarial o secretário informou que já tem esboço do que será a chamada "sala do empreendedor" e que a gestão está empenhada em modernizar os sistemas de atendimento e solicitação nos diferentes serviços.

Luciano Mega lembrou da necessidade de se trabalhar e valorizar as riquezas produzidas na cidade para aumento da qualidade de vida. Para ele, isso será possivel através da desburocratização e ações que atraiam os empresários. "O tempo que se leva com os entraves burocráticos para a abertura de uma empresa em Ribeirão é algo negativo, por isso a importância de uma instância única e leis facilitadoras para atrair novas empresas e manter as que já temos", disse.

Outra questão importante relacionada à celeridade nos processos da prefeitura é estabelecer o Centro Administrativo, onde as diversas Secretarias do município estarão interligadas, como lembrou o vereador André Trindade, presidente da Comissão. "O prédio administrativo das Secretarias será instalado na área do Educandário, para que os requisitos de licenciamento sejam mais rápidos e Ribeirão receba novos empresários e novos empregos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos", declarou.

Por Marco Aurélio Tarlá